terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NSA rastreia celulares para ataques de drone

Informação foi dada por site de jornalista que revelou papéis vazados por Snowden
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O jornalista Glenn Greenwald, famoso por revelar as denúncias de espionagem vazadas pelo ex-analista Edward Snowden, estreou ontem seu site relatando o uso de dados coletados pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA) nos ataques com drones pelos EUA.
Batizado de The Intercept, o site afirma que os alvos dos ataques são identificados com base no uso de metadados colhidos pela NSA, ou seja, na análise da localização de celulares e do perfil das chamadas feitas e recebidas.
Segundo um ex-operador de drones (aviões não tripulados) não identificado, líderes do Taleban sabem do método e misturam chips de celulares entre membros do grupo para confundir as operações americanas.
O site, fundado por Greenwald e colaboradores, tem o objetivo de fazer reportagens sobre espionagem e segurança nacional. Parte das informações vem do material vazado por Snowden.
"Decidimos lançar [a revista] agora porque acreditamos ter uma vital e urgente obrigação com essa história, com esses documentos e com o público", diz o texto de apresentação do site.
Autointitulado "uma revista digital", o site pertence a um grupo de mídia criado por Greenwald após sua saída do jornal britânico "Guardian", em outubro, e que é financiado pelo fundador do site de comércio eletrônico eBay, Pierre Omidyar.
Os documentos de Snowden denunciaram a vigilância da NSA contra líderes como Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.
Fonte: Folha, 11.02.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário